DESFRALDE - PARTE II

by - novembro 23, 2018


Se há uns meses, este tema foi abordado sem um final feliz, então desta vez venho vos dar boas noticias. Se andaram atentos ao instagram, viram nesta fotografia que já tinha dado inicio ao desfralde pela segunda vez e na minha cabeça a última vez. E foi. 
Meados de Agosto, inicios de Setembro, tinha tentado pela primeira´vez retirar-lhes a fralda, e como podem ler o primeiro relato aqui, não correu nada bem. Decidi acalmar-me. Decidi dar-lhes tempo. E tirar toda esta pressão de cima dos meus ombros.
A verdade, é que toda a gente me dizia que nós, mães, íamos sentir quando era o tempo certo, e que elas iam acabar por me dar os sinais, só que não. Desculpem, mas não. Eu não senti nada. Nem elas me davam qualquer sinal. Eu apenas decidi, analisando o desenvolvimento delas de há 2 meses atrás, o entendimento de cada uma, e após isso, achei por bem tirar uma de cada vez. Ia ser mais fácil para mim e eu podia manobrar-me melhor. Pois bem, comecei pela Lara e porquê ? Porque a Lara é uma menina mais obediente, tem um comportamento mais "adulto" perante determinadas situações. A Mara é mais desenvolvida na parte de falar e dizer tudo, mas é mais distraída, ela precisa de ver e rever para entender. São totalmente distintas. E iriamos começar pela Lara para ela ver a irmã como um exemplo, e o querer fazer igual podia já ajudar. E quase que assim foi. 
Segunda-feira de manhã, 5 de Novembro foi o primeiro dia e eu estava até bastante tranquila, e o dia não podia correr melhor, houve xixi no chão como é obvio, mas chegámos á noite e ela já vinha pedir-me mas ainda não conseguia chegar a tempo. Foi uma vitória. O segundo dia, levei-a á rua sem fralda e como podem imaginar, claro que aconteceu. Mas era só para ela perceber ainda mais, e vos garanto que até hoje nunca mais aconteceu. Não digo que não vá acontecer, mas ela ali percebeu. Percebeu ali, porque no terceiro dia, o dia foi em grande até hoje. E ainda hoje cada ida á casa-de-banho é motivo para festejarmos :) . Foram precisos 3 dias apenas. E o sentimento é de grande orgulho, que ainda hoje não acredito que as minhas babys já não são dependentes de uma fralda. Isto é o clic para percebermos que elas estão a crescer e que o tempo não vai voltar mesmo. Mãe vai entender. Mas é um sentimento de dever cumprido. 
Contudo, e nestes três dias tinha uma bebé a crescer, a deixar a fralda e tinha outra a ficar cada vez mais mimada, a pedir mais atenção, porque estava a sentir ciúmes da irmã. De estar a receber as atenções todas, de estarmos mais focados na Lara. Sentou-se vezes sem conta no pote (com fralda) a fingir que estava também a fazer xixi. :) Cada vez que acompanhava a Lara á casa-de-banho, ela pedia-me colo e fazia que queria dormir , isto e outras mil histórias hilariantes que só vistas.

Segunda-feira, 12 de Novembro, confesso que estava com mais receio desta semana, e tinha motivos para estar, eu sabia que com a Mara não ia ser tão fácil. Demorou exactamente uma semana. A Mara é uma menina muito mais distraída, ela é teimosa. Nos primeiros dias recusava ir para o pote, só por teimosia. Só para me contrariar. Ela tem um feitio especial e ainda estou a tentar descobrir onde ela herdou este temperamento todo. :) Ficava feliz quando fazia no sitio certo, mas era o pote a vir até ela, porque só assim consegui. Consegui apanhar os timmings certos, e  valeu-me.
Neste momento, e esta semana tenho saído com elas praticamente todos os dias e regressei ao tempo de andar com uma mochila atrás, com cuequinhas e roupa extra. Ainda não sinto segurança andar sem. Mas declaro uma etapa superada com êxito. 
Foi uma fase primeiramente complicada, porque deve ter sido das fases que mais me esgotou a nível emocional. Mas tudo passa e tudo fica ainda melhor. A prova foi esta segunda tentativa, que foi fácil demais. Agora deixem-me apreciar estes cuzinhos em cueca a pairar pela casa a fora :) 
MM.




You May Also Like

3 comentários

  1. Parecem tão calminhas, parecem uns anjinhos �� meus amores!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post. Não sou mãe mas gosto de ler as tuas partilhas! Faz me pensar que são fazes muito giras

    ResponderEliminar
  3. Ias adorar!! é um sítio que nos muda por completo :)

    que boas notícias... e tiro-te o chapéu por seres uma mãe-exemplo. a educação é mesmo isso: parte de as perceber, de lhes encontrar as manhãs e, por conseguinte, fazer com as coisas mudem no tempo certo!
    estão a ficar tão crescidas!!! e acredito que este passo tenha sido uma verdadeira vitória!

    NEW BRANDING POST | BELLISGIRL: JEWELLERY IS UNISEX!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar