O DESFRALDE

by - setembro 12, 2018

Ontem fizemos 31 meses, 2 anos e 7 meses. E o assunto do desfralde já é aqui falado e pensado cá em casa há algum tempo. Com o aproximar do tempo onde toda a gente dita ser  a altura apropriada para tirarmos a fralda, eu fui ficando assustada porque era uma fase que me metia medo. Sendo duas eu tinha que ter atenção e cuidados a dobrar. Uma fase que não se avizinhava ser fácil e realmente não foi...
Depois de ter lido centenas de truques do desfralde, de experiências, eu li um artigo bastante interessante do blog/página do facebook - Duas para um - Daddy Blog e foi aí que a comecei a levar as coisas com mais calma e a desanuviar um pouco sobre o assunto. Lá, eu aprendi que em todas as fases  nós temos que estudar o comportamento dos nossos filhos e era isso, antes de começar esse desafio eu tinha que saber e estudar a altura certa e como eu as conhecia melhor que ninguém, eu ia saber qual era essa altura. O tempo ia passando e os sinais começaram a evindenciarem-se: o dizerem que já tinham feito cocó, o rejeitarem muitas vezes a fralda,  o quererem ir conosco á casa-de-banho e tudo mais, fez-me acreditar que era agora e que até podia ser mais fácil do que estava a imaginar, porque elas sempre foram umas bebés independentes, muito desenrascadas, curiosas também, e podia ser fácil, só que não foi. 
Há cerca de três semanas, comecei a preparar as coisas, o primeiro dia foi desastroso. O segundo foi desastroso, o terceiro foi desastroso igual, o quarto, o quinto, o sexto e por aí adiante...e não houve um único dia que elas me pedissem para ir á casa de banho. As duas não reagiam quando faziam pelas pernas abaixo. As duas, depois de o fazerem não me vinham dizer que o tinham feito, elas simplesmente não reagiaram a nada. O desespero foi muito. Foram muitas cuequinhas, foram muitos tapetes a lavar e a esfregar. Foram muitos resguardos no sofá, foram muitas roupas para lavar. Foram horas a fio na casa de banho a entrete-las com coisas que elas gostassem para simplesmente haver o momento em que elas sentissem o xixi a sair e começar a perceber que era ali. E quando era, por sorte e por muita espera, fazia-se uma festa enorme na casa-de-banho, os elogios foram muitos, as guloseimas também eram como prémio. Era uma mãe a fazer e procurar todos os truques que leu e que lhe deram e nada funcionou até hoje, desde o dia 27  de Agosto.
Desesperei, chorei muito e senti-me fracassada.  Foi como se fosse uma missão falhada como mãe. Depois de voltar a ler testumunhos, blogs...li muitos casos como estes e ainda piores que me assustaram ainda mais e percebi que apesar de já ser uma idade que supostamente já passa do "normal", eu apesar de tudo tenho que respeitar as minhas filhas, o tempo delas, tempo este que ainda não é para já. Devemos saber perceber qual é, o nível de amadurecimento delas para lhes incutirmos este tipo de rotina. E esta não é a nossa altura. Pode ser daqui a duas semanas, pode ser daqui a um mês até, mas não é agora. E recuei antes que fosse tarde demais, onde sérios problemas podem surgir  nesta fase, certos traumas que podem prejudicar o desenvolvimento delas. E eu não quero passar a  sentir-me culpada de nada, porque sei que fizemos tudo certo até agora.
É frustrante? É!! Foi como se eu tivesse falhado. Foi muita pressão, foi muito stress e desânimo, e eu estava de uma certa maneira a transmitir-lhes isso a elas e agora eu sei que vou sentir sem falhas a altura certa para voltarmos á 2ª tentativa (e última).
MM.



You May Also Like

4 comentários

  1. “Devemos saber perceber qual é, o nível de amadurecimento delas para lhes incutirmos este tipo de rotina” - disseste tudo com esta frase. Este tipo de rotina e qualquer outro. Sou mãe há precisamente 1 mês e é tão isto! A cima de tudo manter a calma, percebem tudo e é incrível como o nosso stress os stressa também! Cada criança tem o seu tempo. Se ainda não é agora, há-de chegar! ☺️☺️ Força , és uma super mãe, não duvido !! Tudo a dobrar, é dose ❤️ Mas somos tão recompensadas!
    ���� um grande beijinho ��

    ResponderEliminar
  2. E que bom que é saber disso, meu bem :')
    Obrigado!!! <3

    Elas são mais do amorosas! Que lindas *.*
    Dá vontade de agarrar e não largar mais :P
    Acredito que não tenha sido fácil mas, como dizes, é necessário dar-lhes tempo!!!

    NEW OUTFIT POST | ANYWAY FOR THE NEXT SEASON IS JUST THAT (FOR NOW!)
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. A Inês por aqui tem dois anos e 9 meses, começamos o desfralde por volta de maio, ao mesmo tempo que na escola, mas aconteceu igual as tuas meninas, foi mesmo frustrante porque na escola fazia tudo direitinho e em casa, nadinha. Desvalorizei. Agora já estamos numa fase muito mais avançada, já só usa fralda para dormir, por iniciativa própria. cada criança é diferente 😘😘

    ResponderEliminar
  4. Não sou mãe, nem tenho bem noção de como as coisas funcionam. Acredito que não sejam situações fáceis, mas é o que dizes - dá-lhes tempo que quando for momento certo elas irão lá chegar! São tão lindas!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar