O TERROR DE IR AO PEDIATRA

by - maio 15, 2019


Aqui em casa não há muitos medos, nunca tivemos aquele hábito se as fazer assustar com o "lobo mau" ou com o "velho feio", e outras centenas de nomes que nos inventam para temermos algo. Secalhar porque elas até são bastante obedientes, mas a verdade é que há e sempre houve uma coisa que elas temeram, e bastante: o médico/o pediatra! 
Desde bebes que elas choravam pela picadela e desde aí até agora, elas ganharam um trauma enorme ao homenzinho.
Para irem ao pediatra, temos que subir pelo elevador, e desde o momento em que entrámos nesse elevador, até sair de lá, é uma choradeira real. E nem vou falar quando o vêem, isso então é surreal. Tremem, choram, estão tensas, estão nervosas, querem colo, não conseguem olhar-lhe nos olhos, isto e mais mil emoções em cima. E fazem com que eu as tenha também. O dia do pediatra é dia para andar nervosa a toda a hora. 
Há dias foi quase uma prova dos 9, íamos sempre os 4, marcavamos sempre as consultas para depois do trabalho, e íamos os 4, mas nesta consulta não conseguimos outra hora sem ser aquela, onde eu tinha que ir sozinha. Dias antes, iamos falando com elas, no próprio dia falei a toda a hora, e elas lá se mostraram confiantes e disseram que não iam chorar. Prometi-lhes que depois de irmos, íamos comer um gelado e andar de bicicleta para o parque e estava a resultar. Resultou pela metade. A entrada para o elevador, foi tensa, mas não houve choro, chegamos á recepção disseram que não queriam o doutor, e aqueles olhinhos encheram-se de lágrimas, mas não escorreram, falei logo no programa que íamos fazer. Na sala de espera olhavam para todo o lado e só falavam no gelado. Somos chamadas e mal entram na sala, choram e agarram-se as duas ao meu pescoço. Acalmei-as, liguei para o pai de video-chamada que estava de coração nas mãos também, mas não adiantou. As lágrimas saiam-lhes como espadas. O médico entrou e mais choro houve...
Ele começou a examina-las, escuta-las e elas foram acalmando, isto porque, eu tinha-lhes feito em casa  com os brinquedos de médico, o que o doutor ia fazer, que não era a pica, que não ia doer. E elas associaram nessa hora a nossa brincadeira e acalmaram de repente e até foi desta que chegaram a falar com ele, acho sinceramente que foi a primeira vez :).
 Bem, desta safei-me porque não houve mesmo vacinas, mas a próxima, a próxima história já não vai acabar tão bem... Tão bem que até brincaram com a situação e contavam a toda a gente que foram ao doutor e sim, logo a seguir fomos rumo ao parque andar de bicicleta a tarde toda.
Não queria que elas tivessem tanto medo em ir ao médico/pediatra, falamos que é para o bem delas,  e essas coisas todas boas que eles nos fazem, mas a verdade é que chega a ser assustador a reação delas e não sei se isto possa piorar ou se com a idade vai passar. 
MM.









You May Also Like

1 comentários

  1. Percebo tão bem aquilo que descreves. O Tiago também tem muito medo do pediatra, é choradeira do início ao fim. Até é difícil perceber o que o pediatra nos diz.
    Eu tenho esperança que acalme com a idade :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar