DIA DA MÃE - SER MÃE

by - maio 05, 2019


Dia da Mãe e eu mãe há 3 anos. Todos os dias a ser dia da mãe. E que bom é ser mãe destas duas. 
Há dias que ainda nem acredito que estou neste papel. Ele tão importante, e tão assustador ao mesmo tempo. Há sempre aquelas dúvidas se estamos a desempenha-lo bem ou mal, se tudo o que fazemos ou dizemos, vai trazer consequências boas ou más. Se os exemplos que transparecemos vai dar frutos futuramente, se vamos estar á altura das fases que ainda estão para vir.
 Neste mundo, que é a maternidade há ainda tantas perguntas, que ninguém tem as respostas concretas. Acredito que as respostas vão aparecendo á medida que vamos passando por elas, e que sem dúvida o melhor caminho é o nosso instinto. Ninguém conhece melhor estes pequenos que nós, mães, que as geramos e vimos nascer, que as fazemos crescer, isto sou eu a falar de mães presentes e de mães que o sabem ser. Excluindo casos que muitas das vezes me custa acreditar que existam.
Eu olho para elas, e ainda me custa acreditar que são minhas. Minhas, minhas mesmo. E que não há ninguém que me as possar tirar. Isto é um amor doentio, do mais saudável que conheço ♡. Um amor que muitas das vezes não cabe mesmo aqui no peito. 
Ser mãe delas é o maior desafio que alguma vez eu imaginava viver com tanta satisfação e prazer. É uma montanha russa de emoções, que num segundo parece que deitámos a casa abaixo e no a seguir já estamos a enrosca-las nos braços, de um modo baixinho a pedir-lhes desculpa, muitas vezes pelos dias maus que também temos direito a eles, onde a paciência também não mora sempre cá, e a fustração de querer fazer e acontecer mil coisas ao mesmo tempo. E eu ao longo destes dias, destes anos, com elas aprendi que não sou nenhuma super-mulher e tão pouco não tenho super-poderes. Aliás, sou! Somos todas, desde o momento que nos tornámos mães.
 O meu foco é virado para elas e só para elas, e depois vem o resto. Venho aprendendo a parar tudo o que estou a fazer para lhes dar aquela atenção que elas exigem em momentos repentinos, tenho vindo a aprender a apreciar os pequenos momentos com elas, e deixo tudo para o fazer. Abdico de muito para viver, com elas. Para um dia, olhar para trás, e o sentimento de culpa ser cada vez menos. Que fiz muito, que aproveitei muito. Por mais que isso teime em nos perseguir, cada vez que os anos passam. A eterna dúvida, se podíamos ter aproveitado mais, se isto ou aquilo... se nada ! Eu não quero ter essa sensação cada vez que eu as sinta a crescer. Eu quero deitar-me todos os dias na cama, com o dever cumprido e agradecer por ser feliz, e por um dia ter sido tão abençoada como fui e como sou.
Ser mãe de duas é mais exigente, mas eu não trocava toda esta bagunça que é os meus dias por nada. Eu não sei o que foi viver sem elas. 
Eu so quero que elas se orgulhem de mim, tanto como eu me orgulho da minha. Quero que elas tenham noção da força que tenho, tal e qual como eu vejo a força da minha. Quero que elas se encham de orgulho da mãe que sou, para elas. 
E ser mãe é isto e milhões de sentimentos que se os fosse descrever aqui, teria um livro... Ser mãe também é muito relativo, cada uma de nós, tem a sua própria definição. Só sei que para mim, é a melhor personagem que eu possa desempenhar nesta novela, que é a nossa vida. 
Um feliz dia, neste dia especial. Mimem muito, abracem muito e aproveitem os vossos filhos cada segundo desta vida e quem não os tiver, aproveitem a vossa mãe, porque acreditem, que nós, amamos profundamente e tudo é muito pouco para descrever este amor ♡
MM.





You May Also Like

1 comentários