RETROSPECTIVA DOS 2 PRIMEIROS MESES DE INFANTÁRIO

by - abril 05, 2019


Nem acredito que já passaram dois meses. DOIS. Como é possivel ?
E há dois meses atrás não esperava escrever o que vou escrever, mas ainda bem, porque os aspectos são todos positivos, quer dizer alguns...alguns. 
O primeiro dia como já devem saber, ou ter lido AQUI foi como era de se prever. Chorámos as três, foi sufocante, e assustador (mais para mim) . Foi o começo de uma nova vida para as três. 
Elas começaram por ir apenas umas horas, dia para dia ia aumentando, até ficarem o horário completo que são mais ou menos 5h. Pois, só 5, aqui o infantário por norma, é só da parte da manhã. Os alemães acham e muito bem, que é o suficiente e o resto do tempo, têm que ser da mãe.

Mas vamos ao que interessa, se elas no primeiro dia choraram, no segundo já não, no terceiro também não, nem no quarto, nem no quinto... NEM ATÉ HOJE ! Muito pelo contrário, elas pediam-me para ir para a escolinha, e mais...eu ir busca-las, estava-se a tornar um tormento. Porque elas não choravam por irem para lá, elas choravam por se virem embora de lá. Houve dias em que passei humilhações por elas gritarem ao ver-me que não se queriam vir embora, e isto porque estavam cá fora no parque, e era ali que queriam ficar. Virem comigo era sinônimo que iamos para casa, e estar ali, no parque da escola, era mais fixe. Todas as mães ficavam olhar, as educadoras diziam que até era bom elas gostarem, mas ninguém se aprontava para me ajudar a tira-las dali. Houve dias que a vontade era gritar e arranca-las dali para fora sem mimimis, (como fazia) porque o jogo de paciência foi muito, e tirar duas crianças de um parque para as meter no carro, era tudo menos fácil e elas não me ouviam porque estavam literalmente a chorar, a gritar... Houve dias que até chorei, com os nervos e de me estar a sentir incapaz. Estava a meter-me confusão, porque eu não sabia o que as pessoas á minha volta podiam pensar ao vê-las a ter esta reacção "pouco" normal . 
Elas sempre foram umas crianças que adoram ar livre, parques, baloiços, escorregas, meninos a brincar, correr, saltar... e tinham ali tudo, e depois pelo que percebi, elas tinham esta reacção porque eu ia busca-las 5 minutos depois  virem cá para fora, ou seja, elas nunca aproveitavam tempo nenhum cá fora. A sério que ninguém me avisou ??? 
Bem, cheguei a esta conclusão um bocadinho tarde demais, porque  no inicio do mês de Março, a conversa começou a ser outra, eu comecei a trabalhar, e o meu horário do trabalho acaba exactamente quando a escolinha fecha, pedi que esperassem 10 ou 15 minutos , que era o tempo que eu demoro em viagem, e agora adiante ia ser sempre assim. 
No primeiro dia que fui trabalhar, elas assustaram-se de ver os amiguinhos todos a ir embora e elas ficarem para último, e choraram bastante. Cheguei lá e estavam a chorar meias assustadas. A primeira reacção delas ao ver-me foi virem a correr para mim, a chorar, a abraçarem-me, e eu não estava a entender o porquê e disseram-me (as educadoras), que só perguntavam pela mamã. Pediram-me para lhes explicar que agora ia ser assim, que a mamã ia trabalhar e elas tinham que esperar na salinha que eu chegasses, para não pensarem que estavam a ficar esquecidas. Foi como se me dessem um murro no estômago, só de imaginar que elas tiveram medo que eu não chegasse e que iam ficar ali sozinhas.  Não as larguei mais o dia todo. Conversei muito com elas e expliquei-lhes exatamente isso, que agora a mãe ia trabalhar, mas que VOLTAVA SEMPRE para as ir buscar. SEMPRE! 
Apartir daquele dia, do meu primeiro dia de trabalho, todas as manhãs me perguntam se a mamã vai ganhar tostão, respondo que sim, e isto é elas de outra maneira a quererem dizer que então vão esperar por mim!
MM.


You May Also Like

3 comentários

  1. É normal o meu ao princípio nao queria ficar na escola de manhã e à tarde, quando ia busca - lo, não queria vir embora.
    Agora faz me isso com a carrinha... ja nao quere que o va buscar a escola, prefere vir na carrinha com "os meninos da pimaria" (como ele diz) . No fundo o importante que sejam felizes e bem tratados.
    Bjinhos 😙😙

    ResponderEliminar
  2. A minha entrou para a creche aos 6 meses e chorou quase todos os dias até agora, está com quase 5 anos ...Uns dias melhores outros piores... teve a fase em que chorava quando eu chegava, não cheguei a perceber ser era por não querer vir embora ou se era a sua forma de se manifestar pelo facto de a ter deixado na escola tanto tempo...Agora não chora e é um alivio para mim, "beijinho, bom dia a porta-te bem", mas foram precisos quase 4 anos até chegar a este momento :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, meu bem! vou querer ver esses outfits :D

    ohn, que delícia de se ler. fico mesmo feliz por elas se terem adaptado tão bem em tão pouco tempo. vê-se que tens um amor por elas descomunal. Só falta eu conhecê-las :D

    NEW DECOR POST | SMELLS LIKE SPRING AT HOME!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar