I need to express myself

by - abril 23, 2018

O percurso do blog, tem sido com muitos altos e baixos, há alturas em que a culpa é minha e a minha falta de tempo. Há outras que é o próprio tempo a não me deixar fazer mais - mais daquilo que eu gosto e preciso. E depois existem outros tantos motivos que nos desmotivam a isto.
Tem-se falado muito de um determinado assunto que acho que no fundo tem que ser falado e exposto. Para quem faz isto, ou para quem tem um blog, custa ler e saber certos assuntos. Há quem diga, bloggers de anos, que a blogosfera já não é como era dantes e até acredito. Eu que sempre fui leitora de blogs, e estamos a falar de há 6 anos para cá, que inclusive nessa altura até criei um e não lhe dei vida simplesmente, aí as coisas eram diferentes sim. Do que são hoje... hoje o que facilita neste trabalho, é os meios que existem para divulgações. Só e apenas. Porque na minha modesta opinião e não querendo discutir este tema, todas as outras formas que se utilizam nas redes sociais não é nada. Aliás não devia ser nada... porque por de trás de um blog, de um canal de YouTube, de um site até...está trabalho. Está busca de informação. Está perda de tempo para fazer mais e melhor. Está muita das vezes um investimento enorme  para ter o material necessário, e muito, muito mais do que as pessoas que estão do outro lado, imaginam. Os chamados de influenciadores, que são conhecidos só por ter números (muitos deles pagos), não são nada. Foi só a nossa sociedade que os chamou assim. E porquê? Por postarem uma foto toda ela Xpto, onde o discurso (muita vez ele copiado) influenciam a sociedade, o público-alvo, os seus seguidores, para a compra de um determinado produto que muita das vezes nem o usam, ou dão-se apenas ao trabalho de ler o rótulo para saber para que serve, para fazer a frase bonitinha no instastorie. Se é bom  ou se é mau, isso já não interessa. Nem para a própria marca, interessa. E o melhor,  é onde muitos desses chamados de influenciadores nem sequer respondem a quem as/os seguem, para tirarem a dúvida do que estão a mostrar. E isso é justo? Para quem está dias a testar algo e  a fazer o trabalho de casa de uma forma justa. Sim, chamo trabalho de casa, porque acaba por ser isso. Um trabalho para ser feito com tempo, para ser válido e sincero.
Agora, vivemos num mundo de facilitismo. Tudo é mais fácil, há acesso para tudo e o devido valor  no que é fácil demais, não tem valor. Acreditem!
O esforço tem ter mérito. E o mérito está em quem trabalha e procura ser melhor. Seja no que for. 
E o mais importante disto tudo, é fazermos as coisas por gosto, não por obrigação. Não tem que ser e não faz sentido que assim seja. 
Há um ano e meio criei este MEU blog, é meu. Sou eu que decido o caminho que ele tem que levar. Muitas das vezes a inspiração não está aqui, muita das vezes não há ânimo para o seguir, muitas das vezes até gostava de fazer mais, para ir mais além... não digo que não vou conseguir. Porque o caminho cada vez é mais difícil com tanto facillitismo ou concorrência que agora existe e ninguém vê. 
Como a questão de instagrammers... alguém que me explique o que é isso ? Quem tem uma conta no instagram não fica automaticamnete a ser um instagrammer? Sendo ironica, muito até! 
Agora, se me disserem que os blogs já tiveram mais valor, discordo. Quem gosta realmente disto, quem lê, dá-lhe o mesmo valor. É fiel a si mesmo. Porque o blog, é isso - é escrita e leitura. É o gosto por tudo em si. É o canto de cada um que retrata o que gosta, com gosto. 
Aqui e refiro-me á blogosfera não tem que haver concorrência com ninguém, muito pelo contrário. Acho que se houvesse mais apoio, este tema acabava por abafar. Cada um com a sua categoria, cada um com a sua essência, cada um a dar o melhor que tem...Agora não devíamos era de misturar as coisas, não devíamos de deixar que o canto que escolhemos para estar, vá perdendo a voz. 
E pronto, era só isto. Acho que normalizei a minha rotina por cá e isso fez com que pensasse neste assunto decidindo expo-lo aqui, onde faz todo o sentido, certo?
MM.



You May Also Like

8 comentários

  1. Gostei muito da sugestão de look querida.
    Segui o blog. :) <3
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Acho que tens toda a razão e até há desses influenciadores que nem são eles que escrevem no blog. Caso dos actores. Eles só tiram fotos para o blog. Eu vou continuar fiel àquilo que gosto.
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  3. Amazing outfit, dear! You look lovely!
    Happy weekend!
    Hugs ♥
    Liana Laurie

    ResponderEliminar
  4. Tenho o blog há mais de 8 anos e no seu auge cheguei a ter 6000 mil visitas diárias...hoje tenho umas 500 ou pouco mais...o público tornou-se mais visual e sem vontade de dispender tempo a ler blogs... Agora procura-se uma satisfação mais imediata. Também é verdade que o Facebook e a queda do alcance orgânico das publicações não ajudou nada. pelo menos a mim.
    O blog continua a ser o local onde mais invisto...mas a plataforma onde noto mais retorno em termos de visitas, parcerias e feedback é o Instagram! Mas isto um dia pode mudar, e sei que terei sempre o blog como porto seguro, como a minha segunda casa e algo que é mesmo meu!

    ResponderEliminar
  5. Tenho lido vários posts que falam sobre este assunto, porque na verdade são muitas as pessoas que também sentem o que descreves.
    Eu lembro-me de criar blogs na altura em que a internet surgiu (pelo menos na minha casa) e isso já foi há uns valentes anos! Falava sobre um pouco de tudo sem me preocupar minimamente com as coisas que hoje em dia constituem "a trabalheira que dá ter um blog". Simplesmente escrevia! E havia quem lesse simplesmente porque queria, quem comentava sem ser para pedir retorno! Era uma altura em que se criavam as amizades virtuais, por meio do conteúdo que cada um publicava no seu blog e que fazia com que as pessoas se fossem, ou não, identificando.
    Hoje em dia, a maioria dos blogs mais "in" são (para mim) apenas mais um, em que as pessoas usam a sua imagem - exageradamente editada - para divulgar forçosamente algo de que são pagos para vender. Qual o interesse de ler mil publicações sobre a marca X se já sei que todas elas vão falar maravilhas para tentar vender o produto? Quanta parte desse conteúdo transmite verdadeiramente algo da pessoa que o escreve?
    Ok, talvez hoje os objetivos destas plataformas sejam bastante diferentes de antigamente. É aceitável. Mas da forma como o mediatismo da palavra "blogger" cresceu, efetivamente, é como dizes... Parece que não há espaço para quem começa, para quem ainda não conseguiu conquistar tantos seguidores, para quem não edita as fotos com os programas mais XPTO ou para quem não tem nenhuma marca a enviar artigos gratuitos.
    E sim, é aí que se gera esta polémica... Mas, no fundo, o importante é que cada um se resguarde na sua essência, fazendo com o blog aquilo que quer. Se o objetivo é chegar a uma determinada meta, que não se desista da luta. Porque por maior que seja a concorrência, não existem impossíveis. A maior derrota é não tentar.

    Ah! E adorei o outfit, mesmo! As fotos estão simples e super giras!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho blogs desde os meus 15 anos (há mais de uma década), tenho este meu cantinho, o primeiro que levei a sério, há quase 4 anos e já senti muito aquilo que escreveste... por vezes ainda sinto, é frustrante mas temos que ser persistentes se estamos a fazer algo que gostamos.

    Gostei muito do look =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  7. Fico tão mas tão feliz! ohn :') Tão bom ver-te em força e a falar deste género de coisas que são mesmo precisas de ser faladas! Realmente as coisas mudaram muito e custa-me que assim seja. Tal como comentei várias vezes contigo, o mundo dos blogs mudou imenso desde que comecei. As pessoas, no início, olhavam para nós como alguém que não só tina gosto em passar em informação como via em nós algum tipo de influência pelos assuntos que retratávamos. Contudo e, hoje em dia, as pessoas deixam-se só influenciar por uma imagem bonita e por uma descrição que refira que "o produto é bom". E isso não deveria acontecer. Estou em crer que ninguém é capaz de descrever um produto que testou durante tempos e tempos como sendo só "muito bom".
    Há muito trabalho por detrás de um blog. Somos mais do que imagens de looks bonitos e peças tendências.
    E tu, tu minha querida Mafalda, tens conseguido dar a volta da melhor forma. Tal como eu, acabo por tornar os posts de looks - que muita gente pode ver como algo "fútil" -, em algo palpável e transmissível. Dás-lhe cunho pessoal que é o que nos falta!

    Só te peço que continues, sempre!!! <3

    NEW OUTFIT POST | I’M GOING TO BACK THERE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Fizeste muito bem em expor este assunto por cá. Não conhecia o teu blog mas já admiro-te pela coragem. Eu acho que a blogoesfera anda um pouco contaminada por quem apenas pensa em dinheiro e nada mais. Isto começou por ser algo que faziam com meios a atingir e alcançar pessoas e agora querem alcançar marcas e ganhar cada vez mais dinheiro, mesmo que para isso tenham de fazer posts sem qualidade e tenham mesmo de deitar a sua essência ao lixo. Já sigo blogs há alguns anos porque sempre interessei-me pelos mesmos, mas ultimamente tenho tentando manter-me afastada de alguns. Ajudei uma blogger a mudar para o Wordpress, comprar alojamento e fazer a migração e "pagou-me" da pior maneira (e da maneira que nunca esperei). Comprei um domínio e ela quase obrigou-me a deixar aquele domínio pois não gostava que fosse um número como o dela. Foi estúpido mesmo. Já não sigo o blog da tal pessoa pois quando começam a escrever posts só porque sim e porque querem ganhar dinheiro mesmo que o post esteja uma m*erda, é horrível. Quanto ao Instagram, bem, aquilo também está a ficar um pouco poluído. Mas enfim. Hoje está assim pois está muito em "alta", mas daqui a nada fica em desuso (tal como o Facebook ficou à pouco tempo). Gostei principalmente de ver que não tens "papas na língua" e que consegues transformar estes posts de looks em algo ainda mais fantástico. Beijinho grande minha querida! <3

    www.bycarolina.pt

    ResponderEliminar